MPLAB

domingo, 18 de julho de 2010 0 comentários

CAPÍTULO 5
MPLAB

 
Introdução

O MPLAB é um pacote de programas que rodam no Windows e que tornam mais fácil escrever ou desenvolver um programa. Pode descrever-se ainda melhor como sendo um ambiente de desenvolvimento para uma linguagem de programação standard e destinado a correr num computador pessoal (PC). Anteriormente, as operações incidiam sobre uma linha de instrução e contemplavam um grande número de parâmetros, até que se introduziu o IDE "Integrated Development Environment" (Ambiente Integrado de Desenvolvimento) e as operações tornaram-se mais fáceis, usando o MPLAB. Mesmo agora, as preferências das pessoas divergem e alguns programadores preferem ainda os editores standard e os intérpretes linha a linha. Em qualquer dos casos, o programa escrito é legível e uma ajuda bem documentada está disponível.
 
5.1 Instalando o programa - MPLAB
O MPLAB compreende várias partes:

- Agrupamento de todos os arquivos do mesmo projeto, num único projeto (Project Manager)
- Escrever e processar um programa (Editor de Texto)
- Simular o funcionamento no microcontrolador do programa que se acabou de escrever (Simulador)

Além destes, existem sistemas de suporte para os produtos da Microchip, tais como o PICSTART Plus e ICD (In Circuit Debugger - Detecção de erros com o microcontrolador a funcionar). Este livro não aborda estes dois dispositivos que são opcionais.


Antes de iniciarmos o MPLAB, temos primeiro que o instalar. A instalação é o processo de copiar os arquivos do MPLAB para o disco duro do computador, a partir do CD respectivo. Existe uma opção em cada nova janela que permite regressar à anterior. Assim, os erros não constituem problema e o trabalho de instalação, torna-se mais fácil. Este modo de instalação é comum à maioria dos programas Windows. Primeiro, aparece uma janela de boas vindas, a seguir pode-se escolher entre as opções indicadas e, no fim do processo, obtém-se uma mensagem que informa de que o programa está instalado e pronto a funcionar.

Passos para instalar o MPLAB:
1. Correr o Windows da Microsoft
2. Introduzir o CD da Microchip na drive de CD.
3. ‘Clicar’ no botão ‘INICIAR’, situado no lado esquerdo do Tela ao fundo e escolher a opção Executar...
4. Clicar em ‘Procurar’ e seleccionar a drive de CD do seu computador
5. Descobrir o directório MPLAB na CD ROM
6. Clicar em SETUP.EXE e a seguir em OK.
7. Clicar novamente em OK na sua janela de Executar

A instalação propriamente dita, começa depois destes sete passos. As figuras que se seguem explicam o significado de certas etapas dessa instalação.
 
Tela de boas-vindas no início da instalação do MPLAB

Logo no início, é necessário seleccionar quais os componentes do MPLAB com que vamos trabalhar. Como, em princípio, não dispomos dos componentes de hardware originais da Microchip tais como programadores ou emuladores, as únicas coisas que vamos instalar é o ambiente MPLAB, Assembler, Simulador e instruções.
Seleccionando os componentes do ambiente de desenvolvimento MPLAB

Seleccionando o Assembler e o sistema operativo
Como qualquer outro programa, o MPLAB deve ser instalado num directório. O directório escolhido, pode ser qualquer um no disco duro do computador. Se não tiver razões fortes para não o fazer, deve aceitar a escolha indicada por defeito.
Escolhendo o directório em que o MPLAB vai ficar instalado
Os utilizadores que já tenham o MPLAB instalado (versão mais antiga que esta), necessitam da opção que se segue.
O propósito desta opção é salvaguardar cópias de todos os arquivos que foram modificados durante o processo de mudança da versão antiga para a versão mais moderna do MPLAB. No nosso caso, deixaremos a opção NO seleccionada, porque se presume que estamos a fazer a primeira instalação do MPLAB no nosso computador.
Opções para os utilizadores que estão a instalar uma nova versão do MPLAB por cima de outra versão instalada, mais antiga
O menu Iniciar (START) contém um conjunto de ponteiros para programas e é seleccionado clicando na opção INICIAR ao fundo, no canto esquerdo do Tela. Para que o MPLAB também possa ser iniciado a partir daqui, nós precisamos de deixar esta opção tal ela se nos apresenta.
Introduzindo o MPLAB no menu iniciar
A janela que se mostra a seguir, tem a ver com uma parte do MPLAB em cuja explicação não necessitamos de entrar em detalhes. Seleccionando um directório especial, o MPLAB guarda todos os arquivos relacionados com o ‘linker’, num directório separado.
Definição do directório dos arquivos linker
Geralmente, todos os programas que correm no Windows, têm os arquivos do sistema guardados no directório Windows. Depois de múltiplas instalações, o directório Windows torna-se demasiado grande e povoado. Assim, alguns programas permitem que os seus arquivos do sistema fiquem guardados nos mesmos directórios em que estão os programas. O MPLAB é um exemplo disto e, por isso, deve ser seleccionada a opção do fundo.
Selecção de um directório para os arquivos do sistema
Depois de realizados estes passos, a instalação inicia-se ao clicar em ‘Next’.
Tela antes da instalação
A instalação não demora muito tempo e o processo de copiar os arquivos pode ser visualizado numa pequena janela no lado direito do Tela.
A instalação a decorrer
Depois de concluída a instalação, aparecem dois Telas de diálogo, um que menciona as últimas informações e correcções relativas ao programa e o outro que é um Tela de boas vindas.
Se os arquivos de texto (Readme.txt) forem abertos, é preciso, fechá-los a seguir.
Informações de “último minuto”, respeitantes às versões do programa e a correcções
Depois de clicar em ‘Finish’, a instalação do MPLAB está terminada.

5.2 MPLAB
Quando terminamos o processo de instalação, aparece-nos no Tela o programa propriamente dito. Como pode ver-se, o aspecto do MPLAB é o mesmo da maioria dos programas Windows. Perto da área de trabalho existe um “menu” (faixa azul em cima, com as opções File, Edit, etc.), “toolbar” (barra com figuras que preenchem pequenos quadrados) e a linha de status no fundo da janela. Assim, pretende-se seguir uma regra no Windows que é tornar também acessíveis por baixo do menu, as opções usadas mais frequentemente no programa,. Deste modo, é possível acedê-las de um modo mais fácil e tornar o nosso trabalho mais rápido. Ou seja, aquilo que está disponível na barra de ferramentas, também está disponível no menu.
O Tela depois de o MPLAB ser iniciado
O propósito deste capítulo é familiarizá-lo com o ambiente de desenvolvimento MPLAB e com elementos básicos do MPLAB, tais como:

Escolher um modo de desenvolvimento
Designar um projeto
Designar um arquivo para o programa original
Escrever um programa elementar na linguagem de programação assembler
Traduzir um programa para linguagem máquina
Iniciar o programa
Abrir uma nova janela de simulação
Abrir uma nova janela para as variáveis cujos valores queremos observar (watch window)
Guardar a janela para as variáveis cujos valores queremos observar (janela anterior)
Definir breakpoints no simulador (pontos de paragem)

A preparação de um programa para ser lido num microcontrolador compreende várias etapas básicas:
 
5.3 Escolhendo o modo de desenvolvimento
Para que o MPLAB possa saber que ferramentas vão ser usadas na execução do programa que se escreveu, é necessário definir o modo de desenvolvimento. No nosso caso, nós precisamos de preparar o simulador como preparamos uma ferramenta que vamos usar. Clicando em OPTIONS---> DEVELOPMENT MODE, uma nova janela idêntica à que se mostra na figura em baixo, irá aparecer:
Definindo um modo de desenvolvimento
Nós devemos seleccionar a opção ‘MPLAB-SIM Simulator’, porque é neste ambiente que o nosso programa vai ser experimentado. Além desta opção, está também disponível a opção ‘Editor Only’ (somente editor). Esta última opção só é usada, se o que desejamos é apenas escrever o programa e usar um programador para transferir um ‘arquivo hex’ para o microcontrolador. A selecção do modelo de microcontrolador é feita no lado direito. Como o livro é baseado no PIC16F84, é este o modelo de microcontrolador que deve ser seleccionado. Normalmente, quando começamos a trabalhar com microcontroladores, usamos um simulador. Depois, à medida que o nível dos nossos conhecimentos sobe, podemos escrever o programa no microcontrolador, logo após a sua tradução. O nosso conselho, é que você use sempre o simulador. Embora possa parecer que, assim, o programa demora mais tempo a implementar, no fim vai ver que vale a pena.
5.4 Implementando um projeto
Para começar a escrever um programa é preciso primeiro criar um projeto. Clicando em PROJECT --> NEW PROJECT você pode dar um nome ao seu projeto e guardá-lo num directório à sua escolha. Na figura em baixo, um projeto designado por 'test.pjt' está a ser criado e é guardado no directório c:\PIC\PROJEKTI\ .
Escolheu-se este directório porque os autores têm este directório no seu computador. De um modo genérico, escolhe-se um directório que está contido noutro directório maior e cujo nome deve fazer lembrar os arquivos que contém.
Abrindo um novo projeto
Depois de dar um nome ao projeto clique em OK. Veremos que aparece uma nova janela, idêntica à que se mostra na figura seguinte.
Ajuste dos elementos do projeto
Com o rato, clique em "proba [.hex]”, o que activa a opção 'Node properties', ao fundo no lado direito. Clicando esta opção, obtém-se a janela seguinte.
Definindo os parâmetros do assembler MPASM
Na figura pode verificar-se que existem muitos parâmetros diferentes. Cada um deles, corresponde a um termo na “linha de comandos”. Como memorizar estes parâmetros é bastante desconfortável ou mesmo proibitivo para principiantes, foi introduzida possibilidade de um ajuste feito graficamente. Observando a figura, verifica-se rapidamente quais as opções que estão seleccionadas. Clicando em OK, voltamos à janela anterior onde "Add node" é agora uma opção activa. Clicando nela, obtemos a seguinte janela onde vamos dar o um nome ao nosso programa assembler. Vamos chamar-lhe "Proba.asm", e vai ser o nosso primeiro programa em MPLAB.
Abrindo um novo projeto
Clicando em OK, voltamos à janela de inicial onde vemos adicionado um arquivo assembler.
Um arquivo assembler foi adicionado
Clicando em OK voltamos ao ambiente MPLAB.
5.5 Criando um novo arquivo assembler (escrevendo um novo programa)
Depois de a parte de criação de "project", ter terminado, é altura de começarmos a escrever um programa. Por outras palavras, um novo arquivo deve ser aberto e vai ser designado por "proba.asm". No nosso caso, o arquivo tem que ser designado por "proba.asm" porque, em projetos constituídos por um único arquivo (como é o caso do nosso), o nome do projeto e o nome do arquivo fonte tem que ser o mesmo.

Para abrir um novo arquivo, clica-se em FILE>NEW. Assim, obtemos uma janela de texto dentro do espaço de trabalho do MPLAB.
Um novo arquivo assembler foi aberto
A nova janela representa o arquivo onde o programa vai ser escrito. Como o nosso arquivo assembler tem que ser designado por "proba.asm", vamos dar-lhe esse nome. A designação do programa faz-se (como em todos os programas Windows) clicando em FILE>SAVE AS. Deste modo, vamos obter uma janela análoga à que se mostra na figura seguinte.
Dando um nome e guardando um novo arquivo assembler
Quando obtemos esta janela, precisamos de escrever 'proba.asm' por baixo de 'File name:' e clicar em OK. Depois de fazer isto, podemos ver o nome do arquivo 'proba.asm', no cimo da nossa janela.
5.6 Escrevendo um programa
Só depois de completadas todas as operações precedentes é que nós podemos começar a escrever um programa. Como já dispomos de um programa simples que foi escrito na parte do livro "Programação em Linguagem Assembler", vamos usar esse programa aqui, também.
Este programa tem que ser copiado numa janela que esteja aberta, ou copiado do disco ou tirado da página da internet da ProSLOT MCU Development Tools usando os comandos copiar e colar. Quando o programa é copiado para a janela "proba.asm", nós podemos usar o comando PROJECT -> BUILD ALL (se não existirem erros) e, uma nova janela idêntica à representada na figura seguinte, vai aparecer.
Janela com as mensagens que se sucedem à tradução do programa assembler
Na figura podemos observar que obtemos o arquivo "proba.hex" como resultado do processo de tradução, que é usado o programa MPASMWIN para traduzir e que existe uma mensagem. De toda essa informação, a última frase que aparece na janela é a mais importante, já que nos diz se a tradução foi ou não bem sucedida. 'Build completed successfully' é uma mensagem que nos indica que a tradução foi feita com sucesso e que não apareceram erros.

No caso de serem indicados erros, precisamos de clicar duplamente nas mensagens de erros da janela 'Build Results'. Este acto, transfere-nos automaticamente para o programa assembler e para a linha em que o erro se encontra.
5.7 Simulador MPSIM
Simulador, é a parte do ambiente MPLAB que fornece uma melhor visão interna do modo como o microcontrolador trabalha. Através de um simulador nós podemos monitorizar os valores actuais das variáveis, os valores dos registos e os estados lógicos dos pinos dos portos. Para falar verdade, o simulador não dá exactamente os mesmos resultados em todos os programas. Se um programa for simples (como aquele que estamos a utilizar como exemplo), a simulação não é de grande importância, porque pôr todos os pinos do porto B a nível lógico um, não é uma tarefa difícil. Contudo, o simulador pode ser uma grande ajuda em programas mais complicados que incluem temporizadores, diferentes condições em que alguma coisa aconteça e outros requisitos semelhantes (especialmente com operações matemáticas). Simulação, como o próprio nome indica, "simula o funcionamento de um microcontrolador". Como o microcontrolador executa as instruções uma a uma, o simulador é concebido para executar o programa passo a passo (linha a linha), mostrando o que acontece aos dados dentro do microcontrolador. Quando o programa está completamente escrito, convém que o programador, em primeiro lugar, verifique o seu programa num simulador e, só a seguir o experimente numa situação real. Infelizmente, muitas vezes as pessoas esquecem-se dos bons hábitos e passam por cima desta etapa. As razões disto passam pela maneira de ser das pessoas e pela falta de bons simuladores.

A primeira coisa que precisamos de fazer numa situação real, é o reset do microcontrolador com o comando DEBUG > RUN > RESET. Este comando faz com que surja em negrito a linha de início do programa e que, o contador de programa contenha o valor zero como se pode verificar na linha de estado (pc: 0x00).
O início da simulação do programa faz-se com o reset do microcontrolador
Uma das principais características de um simulador, é a possibilidade de observar o estado dos registos dentro do microcontrolador. Principalmente os registos com funções especiais (SFR).
È possível abrir uma janela com os registos SFR, clicando em WINDOW->SPECIAL FUNCTION REGISTERS, ou, no ícone SFR.

Além dos registos SFR, pode ser útil observar os conteúdos dos outros registos. Uma janela com as filas-registos pode ser aberta, clicando em WINDOW->FILE REGISTERS.
Se existirem variáveis no programa, também é conveniente observá-las. A cada variável pode ser atribuída uma janela (Watch Windows) clicando em WINDOW->WATCH WINDOWS.
Simulador com janelas abertas para registos SFR, filas registos e variáveis
O próximo comando num simulador é DEBUG>RUN>STEP que inicia a simulação passo a passo do programa. O mesmo comando pode ser introduzido através da tecla do teclado (de um modo geral, todos os comandos mais significativos têm teclas atribuídas no teclado). Utilizando a tecla F7, o programa é executado passo-a-passo. Quando utilizamos uma macro, o arquivo que contém a macro é aberto (Bank.inc) e podemos prosseguir através da macro. Na janela dos registos SFR, podemos observar como o registo de trabalho W recebe o valor 0xFF e como este valor é transferido para o porto B. Clicando de novo em F7 nós não conseguimos nada porque o programa entra num "loop infinito". Loop infinito é um termo que iremos encontrar muitas vezes. Representa um loop (laço) do qual o microcontrolador não pode sair, a menos que ocorra uma interrupção (se o programa utilizar interrupções) ou, então, quando é executado o reset do microcontrolador.
5.8 Barra de ferramentas
Como o MPLAB tem várias componentes, cada uma dessas componentes tem a sua própria barra de ferramentas (toolbar). Contudo, existe uma barra de ferramentas que é uma espécie de resumo de todas as barras de ferramentas. Esta barra de ferramentas é, normalmente suficiente para as nossas necessidades e vai ser explicada com mais detalhe. Na figura debaixo, podemos observar a barra de ferramentas de que precisamos, juntamente com uma breve explicação de cada ícon. Por causa do formato limitado deste livro, esta barra é apresentada como uma barra suspensa. Contudo, normalmente, está colocada horizontalmente por baixo do menu, ao longo do Tela.
Barra de ferramentas universal com uma explicação sumária dos ícones

Significado dos ícons na barra de ferramentas
Sempre que se clica este ícon, uma nova ‘toolbar’ aparece. Se clicarmos quatro vezes seguidas, a barra actual reaparece.
Ìcon para abrir um projeto. O projeto aberto desta maneira contém todos os ajustamentos do Tela e de todos os elementos que são cruciais para o projeto actual.
Ícon para guardar um projeto. O projeto guardado conserva todos os ajustamentos de janelas e parâmetros. Quando lermos o programa de novo, tudo regressa ao Tela, tal e qual como quando o programa foi fechado.
Para procurar uma parte do programa ou palavras de que necessitamos, em programas maiores. Usando este ícon podemos encontrar rapidamente uma parte do programa, rótulos, macros, etc.
Ícon para cortar uma parte do texto. Este e os três icons seguintes são standardisados em todos os programas que lidam com arquivos de texto. Como cada programa é representado por uma porção de texto, estas operações são muito úteis.
Para copiar uma porção de texto. Existe uma diferença entre este e o ícon anterior. Quando se corta, tira-se uma parte de texto para fora do Tela (e do programa), que poderá ser colado a seguir. Mas, tratando-se de uma operação de cópia, o texto é copiado mas não cortado e permanece visualizado no Tela.
Quando uma porção de texto é copiado ou cortado, ela move-se para uma parte da memória que serve para transferir dados no sistema operacional Windows. Mais tarde, clicando neste ícon, ela pode ser ‘colada’ num texto, no sítio onde se encontra o cursor.
Guardar um programa (arquivo assembler).
Começar a execução do programa a toda a velocidade. Essa execução, é reconhecida pelo aparecimento de uma linha de estado amarela. Nesta modalidade de execução, o simulador executa o programa a toda a velocidade até que é interrompido pelo clicar no ícon de tráfego vermelho.
Pára a execução do programa a toda a velocidade. Depois de clicar neste ícon, a linha de status torna-se de novo cinzenta e a execução do programa pode continuar passo a passo.
Execução do programa passo a passo. Clicando neste ícon, nós começamos a executar uma instrução na linha de programa a seguir à linha actual.
‘Passar por cima’. Como um simulador não é mais que uma simulação da realidade por software, é possível passar por cima de algumas instruções e o programa prosseguir normalmente, depois disso. Normalmente, a parte do programa que interessa ao programador é a que se segue a esse ‘salto por cima’.
Faz o reset do microcontrolador. Clicando neste ícon, o contador de programa é posicionado no início do programa e a simulação pode começar.
Clicando neste ícon obtemos uma janela com um programa, mas neste caso na memória de programa, onde podemos ver quais as instruções e em que endereços.
Com a ajuda deste ícon, obtemos uma janela com o conteúdo da memória RAM do microcontrolador .
Clicando neste ícon, aparece a janela dos registos SFR (registos com funções especiais). Como os registos SFR são usados em todos os programas, recomenda-se que, no simulador, esta janela esteja sempre activa.
Se uma programa contiver variáveis cujos valores necessitemos de acompanhar (por exemplo um contador), então é necessária uma janela para elas, isso pode ser feito usando este ícon.
Quando certos erros num programa se manifestam durante o processo de simulação, o programa tem que ser corrigido. Como o simulador usa o arquivo HEX como entrada, a seguir à correcção dos erros, nós necessitamos de traduzir de novo o programa, de maneira a que estas mudanças também sejam transferidas para o simulador. Clicando neste ícone, o projeto completo é de novo traduzido e, assim, obtemos a nova versão do arquivo HEX para o simulador.
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. kvolts - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger