Esse pequeno transmissor é ideal para espionagem pronto para ser montado dentro de um livro, e escutar as conversas dos outros numa faixa livre de rádio FM ou receptor de VHF.
É claro que também existe a finalidade recreativa e as crianças vão adorar ter um transmissor que permita falar para um rádio FM colocado em local distante e assim "bancar" o agente secreto.
Funcionamento do micro transmissor de FMOs sinais captados pelo microfone de eletreto, sua voz ou conversas de pessoas próximas, são levados à base do transistor Q1 via C1 onde são amplificados. O resistor R2 em conjunto com R3 determina esta amplificação.
Desejando um ganho menor, pois o som tende a ser distorcido pelo ganho excessivo, podemos reduzir a valor de R2 e/ou R3.
Depois de amplificado, o sinal é retirado do coletor deste transistor e levado à base de Q2, onde modula em freqüência o sinal gerado por esta etapa. Esta etapa é justamente um oscilador de alta freqüência que opera na faixa de FM. Sua freqüência é determinada por L1 e pelo ajuste de CV.
Os sinais obtidos, já modulados em freqüência, são levados a uma antena ligada no coletor do transistor Q2.
O alcance do transmissor vai depender muito desta antena, da alimentação do circuito e do local onde vai ocorrer sua operação. Em campo aberto, com uma alimentação de 6 V (4 pilhas) e uma antena de uns 40 cm de comprimento, podemos chegar aos 200 metros. Com uma antena menor, ou em local com muitas estruturas de ferro (lajes) o alcance ficará sensivelmente reduzido. Uma parede comum sem estrutura metálica não é obstáculo para este transmissor.
Lista de material para montagem do transmissor de fm
Semicondutores:
Q1 – BC558
Q2- BF494
Resistores: (1/8 W, 5%)
R1 — 4,7 kΩ (Amarelo, violeta, vermelho, ouro)
Resistores: (1/8 W, 5%)
R1 — 4,7 kΩ (Amarelo, violeta, vermelho, ouro)
R2 — 220 kΩ(vermelho, vermelho, amarelo, Ouro)
R3 — 22 kΩ (vermelho, vermelho, laranja, Ouro)
R4 — 10 kΩ (Marrom, preto, laranja, Ouro)
R5 — 6,8 kΩ (Azul, Cinza, vermelho, Ouro)
R6 — 47 Ω (Amarelo, violeta, Preto, Ouro)
Capacitores:
C1 — 10 µF/12 V – eletrolítico
C2 — 4,7 µF/12 V – eletrolítico
C3 — 10 nF – cerâmico (103, 10n, 0,01)
C4 — 4,7 pF – cerâmico (4p7, 4.7)
C5 — 100 nF – cerâmico (104, 100n, 0,1)
CV — trimmer de 3-30 ou 5-50 pF
Diversos:
MIC — microfone de eletreto de dois terminais
L1 — Bobina – ver texto
S1 — Interruptor simples
B1 — 3 a 6 V – 2 a 4 pilhas pequenas
A — antena – ver texto
Diversos – Placa de circuito impresso ou ponte de terminais, caixa para montagem ou livro oco, suporte para 2 ou 4 pilhas pequenas, fios, solda, etc.
+ comentários + 2 comentários
Po amigo você copia e nem dá um backlink
descupa aih Brother, foi sem querer!
Postar um comentário