A rede de distribuição

sábado, 17 de julho de 2010 0 comentários

Relogio Poste PadraoA rede de distribuição é constituída de eletrodutos, fios, cabos e caixas de passagem, destinados a conduzir a energia elétrica da entrada (poste) ao quadro geral de distribuição e depois para as tomadas, interruptores e bocais de luz.
Dica: Chame um eletricista para colocar os disjuntores e puxar a fiação. Se a casa não tiver laje, a fiação que corre debaixo do telhado pode ser presa no madeiramento com isoladores.
A caixa de luz, onde vão ficar os fusíveis ou disjuntores, deve ficar em local de fácil acesso. As caixas de passagem e os conduítes (eletrodutos) podem ser embutidos nas paredes ou ficar aparentes, fixados com presilhas (braçadeiras). As tomadas devem ficar, no mínimo, 30 centímetros acima do piso acabado e os interruptores, a 1,20 metros. Para o chuveiro, utilize um circuito próprio, com fio terra, para evitar choques.
Planta EletricaPlanta Eletrica

Simbolos

Qual a função do aterramento?


Poste PadraoÉ o condutor cuja função é conectar à terra todos os dispositivos que precisarem utilizar seu potencial como referência. Diz-se que um dispositivo está "aterrado" quando está conectado ao condutor designado para a função de aterramento, o terra do circuito.

As cargas elétricas podem ser negativas ou positivas e sempre procuram um caminho para encontrar cargas contrárias. A circulação dessas cargas elétricas, através de uma conexão à terra, evita que a corrente elétrica circule pelas pessoas, evitando que elas sofram choques elétricos.


Como o corpo humano é capaz de conduzir eletricidade, se uma pessoa se encosta a um equipamento elétrico ela estará sujeita a levar um choque, que nada mais é do que a sensação desagradável provocada pela passagem dos elétrons pelo corpo. O conceito básico da proteção contra choques é o de que os elétrons devem ser desviados da pessoa.


A existência de um adequado sistema de aterramento também pode minimizar os danos em equipamentos, em casos de curto-circuitos. Todo circuito elétrico bem projetado e executado deve ter um sistema de aterramento. Um sistema adequadamente projetado e instalado minimiza os efeitos destrutivos de descargas elétricas (e eletrostáticas) em equipamentos elétricos, além de proteger os usuários de choques elétricos.


Para isto, as tomadas são dotadas de três pinos, dois dos quais são fase ou fase e neutro, e o terceiro, isolado dos primeiros, é o terra. O fio de cobre é um milhão de vezes melhor condutor do que o corpo humano, por isso se oferecermos aos elétrons dois caminhos para eles circularem (sendo um o corpo e o outro um fio), a maioria deles circulará pelo fio, minimizando os efeitos do choque na pessoa. Esse fio pelo qual irão circular os elétrons que escapam dos aparelhos é chamado de fio terra. Assim, a função do fio terra é recolher elétrons "fugitivos", mas muitas vezes as pessoas esquecem de sua importância para a segurança.


Tipos de Medidores

Medidor Analógico

O tipo mais comum de medidor de energia elétrica é o Analógico ou de ponteiros. Ele é composto por quatro relógios. Veja como é fácil fazer a sua leitura:

1
. Comece a leitura pelo marcador da unidade localizado à sua direita na figura.
2
. Repare que os ponteiros giram no sentido horário e anti-horário, e sempre no sentido crescente dos números, ou seja, do menor para o maior número.
3
. Para efetuar a leitura, anote o último número ultrapassado pelo ponteiro de cada um dos quatro relógios. Sempre que o ponteiro estiver entre dois números, deverá ser considerado o menor valor.

Exemplo: Leitura atual: 5084

Relogio
4. Para fazer o cálculo de seu consumo parcial, você deverá subtrair da leitura atual a última leitura do mês anterior, que consta no campo "Leitura" no texto "Informações de Leitura" da sua conta de energia elétrica.

Leitura do mês anterior: 4869


- 5084 kWh (leitura atual)

- 4869 kWh (leitura anterior)
- 215 kWh (consumo parcial)
Obs.: caso, na sua conta de luz, o campo constante seja diferente de 1, multiplicar o consumo parcial pelo valor da constante para chegar ao número de kilowatts gastos no período.
Para que você tenha um maior controle do seu gasto mensal de energia, este procedimento pode ser realizado periodicamente.

Medidor Digital
Apresenta os algarismos em formato digital, funcionando como um registrador de quilometragem percorrida por um veículo. Nesse tipo de relógio de luz, os números que aparecem no visor já indicam o valor da leitura.

Dispositivo DR


Desde dezembro de 1997 é obrigatório no Brasil o uso do chamado dispositivo DR (diferencial residual) nos circuitos elétricos que atendem aos seguintes locais: banheiros, cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço e áreas externas.

O dispositivo DR é um interruptor automático que desliga correntes elétricas de pequena intensidade (da ordem de centésimos de ampère), que um disjuntor comum não consegue detectar, mas que podem ser fatais se percorrerem o corpo humano. Dessa forma, um completo e eficaz sistema de aterramento deve conter o fio terra e o dispositivo DR.

Fonte: www.programacasasegura.org
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. kvolts - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger