Crossover

quarta-feira, 21 de julho de 2010 0 comentários


A resposta de um altifalante a um impulso eléctrico faz com que a sua impedância varie, o som produzido é influenciado não só pelo movimento as bobinas internas como também da impedância que varia com o funcionamento.

Para compensar esta limitação de resposta em toda a gama de frequências de áudio utilizam-se circuitos de filtragem para frequências (CROSSOVER)

Pela necessidade dos altifalantes produzirem a melhor igualização sonora entre as ondas eléctricas e o som produzido, há a necessidade de dividir e separar as frequências elétricas na entrada dos terminais de cada um dos altifalantes.

aplica-se a base de cálculo dos circuitos RLC 
Divisores de frequências
As bobinas facilitam a passagem das baixas-frequências (graves) e dificultam a passagem das altas-frequências (agudos)1. Os condensadores funcionam de forma contrária às bobinas2. O condensador bipolar é um electrolítico que não tem polaridade.
1) XL=2  Π  f L
2) XC=1  / (2 Π fC)

Crossover

Um crossover é um circuito que filtra sinais baseado na frequência.

High Pass

Um crossover do tipo passa alta ("high pass") é um filtro que permite que frequências acima de um certo valor passem sem serem filtradas, e as abaixo do mesmo ponto continuam a passar pelo filtro, mas são atenuadas de acordo com a curva do crossover.
Crossover Passa Altos

Low Pass

Um crossover do tipo passa baixa ("low pass") é justamente o oposto, as baixas frequências passam, mas as altas são atenuadas.
Crossover Passa Baixos

Band Pass

Um crossover do tipo passa banda ("band pass") é o que permite a passagem de uma certa gama de frequências, atenuando aquelas acima ou abaixo daquela faixa.
Crossover Passa Banda ou faixa

Crossover passivo

Os crossovers passivos são contituídos por componentes passivos,

Crossover activos

Os crossovers activos são contituídos por componentes activos.

Crossover 12dB por Oitava

Crossover 12db oitava

Crossover 24dB por Oitava

Crossover 24db oitava


Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. kvolts - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger