Exercícios
Associação de Resistências em Série
Vários resistores estão associados em série quando são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente. |
|
U = U1 + U2 + U3
I = i1 = i2 = i3
Req = R1 + R2 + R3 Req = resistência equivalente (W)
U = ddp da associação (V) | |
Exercícios
- Duas resistências R1 = 1W e R2 = 2W estão ligadas em série a uma bateria de 12 V. Calcule: a) a resistência equivalente; b) a corrente total do circuito.
- Determine a resistência equivalente da associação acima.
- Na associação representada acima, a resistência do resistor equivalente vale 28W. Calcule o valor da resistência desconhecida.
- Um fogão elétrico, contém duas resistências iguais de 50W. Determine a resistência equivalente da associação quando essas resistências forem associadas em série.
- Associam-se em série dois resistores, sendo R1=10W e R2=15W. A ddp entre os extremos da associação é de 100V. Determine: a) a resistência equivalente da associação; b) a corrente que atravessa os resistores; c) a ddp em cada resistor.
- Considere a associação em série de resistores esquematizada acima. Determine: a) a resistência equivalente da associação; b) a corrente elétrica i; c) a ddp medida por cada um dos multímetros.
- A intensidade da corrente que atravessa os resistores da figura acima vale 0,5 A. Calcule: a) a resistência equivalente; b) a ddp em cada resistor; c) a ddp total.
|
Postar um comentário