Testador de fusível de carro

quarta-feira, 7 de julho de 2010 0 comentários

Circuito para testar fusível de carro, esquema prático para encontrar fusível com defeito

Às vezes para encontrar um fusível com defeito num carro, temos que conferir um por um até encontrar o defeituoso
A proposta desse circuito é ajudar a encontrar o fusível queimado com mais facilidade e rapidez.
Como funciona o circuito de teste de fusível de carro?

Esse circuito está baseado em circuito de teste de fusível queimado na etapa de alimentação.
Com um fusível em bom estado a diferença de potencial entre um terminal e outro é nula (0).
Mas quando o fusível está queimado, existe uma diferença de potencial entre um terminal e outro, pois o circuito está aberto.
Esquema do circuito de testador de fusível

O circuito é composto de dois leds colocados em paralelo e sentido oposto, assim o circuito não tem polaridade. Os leds são protegidos pelo resistor de 1 kohms. Para usar o circuito monte-o numa mini placa de circuito impresso ou apenas solde os componentes de acordo com o esquema. Como ponta de prova você pode usar dois pedaço de fios de uns 10 cm, faça um chanfro na ponta deles deixando-os como a ponta de prova do seu multímetro. Como o circuito montado é só encostar as pontas nos terminais do fusível a ser testado sem retirar o fusível do porta fusível. De preferência com a chave ligada para que o circuito do automóvel seja energizado.
Se um dos leds led acender indica fusível aberto. Se não acender, possivelmente o fusível está ok.
Já que a área de manutenção de TVs e equipamentos domésticos está em baixa, a área de eletrônica automotiva é uma boa saída para técnicos em eletrônica.
O circuito do teste de fusível

Circuito de prático testador de fusível de carro no circuito

Como funciona o circuito quando o fusível está queimado

Circuito do testador de fusivel de carro quando o fusível está queimado

Como podemos ver R é a resistência do circuito do automóvel (lâmpada, buzina, etc.) que está em série com o fusível, B é a bateria do automóvel e R1 é o resistor que protege os leds. Com o fusível aberto, é como se o fusível não existisse, a corrente vai passar pelo led.
Como funciona o circuito quando fusível está ok
Nessa situação a corrente vai passar pelo fusível que tem resistência igual a zero, ao invés de passa pelos leds.

Sugestão da placa para montagem do circuito


 

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